segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Concurso IFPR 2019: 31 Processos Judiciais com suspensões deferidas! Quando o "princípio da eficiência" não é seguido pela Gestão!


ATENÇÃO! A REITORIA DO IFPR PUBLICOU NOTÍCIA QUE DÁ A ENTENDER QUE O CONCURSO FOI HOMOLOGADO TOTALMENTE!  VEJA:
https://reitoria.ifpr.edu.br/conheca-os-novos-servidores-do-ifpr-resultado-do-concurso-publico-e-disponibilizado/ 
MAS.... NÃOOOOOOO! 
6 ÁREAS ESTÃO TRAVADAS - SUSPENSAS E QUASE 20 AÇÕES JUDICIAIS AINDA ESPERANDO DECISÃO - MUITA COISA PODE ACONTECER AINDA!

Concurso IFPR 2019 Suspenso em várias áreas/vagas até solução dos recursos! + de 30 Processos Judiciais! 11 Liminares já concedidas, 16 processos em andamento!
A crise de gestão e ausência do princípio da eficiência! Entenda a "bagunça" criada pela FAU no IFPR a seguir.
 Quando uma pessoa planeja fazer um concurso público são gastos meses de estudo, dinheiro em materiais didáticos, cursos de preparação, muita energia e expectativa, pressão psicológica, desgaste emocional de toda ordem.
E, quando chega a hora de fazer as provas, o que os candidatos desejam é ter pelo menos um concurso organizado e com estrutura para que possam fazer as provas sem novos stress. Lamentavelmente não é isso que o IFPR oferece aos seus interessados em fazer parte do quadro de servidores!

O concurso deste ano 2019, para mais de 130 vagas de professores e técnicos, em diversas áreas, já entrou pra a história nos anais da ausência da prática do "princípio da eficiência" de gestão para realização de concursos públicos! E não é a primeira vez que o IFPR vai para o “banco dos réus” por conta de concurso. Basta fazer uma pesquisa nos buscadores de internet.



Desta vez as irregularidades são tantas que nem vamos citar aqui: vão desde o processo de inscrição, questões das provas, anulações não realizadas, estrutura de atendimento, alterações de cronograma e de membros de banca depois de iniciado o procedimento, mudança de datas, impedimento de participação de pessoas, chamamento de número de candidatos em número distinto do previsto no edital e legislação aplicável e até irregularidades em relação às cotas raciais. Uma verdadeira bagunça!

É fácil perceber a percepção das pessoas quanto a um concurso pelo número de reclamações nas redes sociais e mais ainda, pelo número de Processos Judiciais que esse concurso sofre. Pois bem, nesse quesito o IFPR é “campeão” e leva o “Troféu Abacaxi”ou o “pirulito de ouro”. Até a data de 10/11/2019 já se somam 31 PROCESSOS DE MANDADO DE SEGURANÇA na JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ! Isso mesmo! Trinta e um (31) processos e parece que outros mais estão a caminho!

Dos 31 processos, 11 já foram julgados em tutela antecipada e DEFERIDOS, garantindo o direito dos candidatos! É assustador! Erros crassos, evidenciados pelo Judiciário. Ainda tem-se 4 processos que forma indeferidos e outros 16 estão em fase inicial ou aguardando decisão judicial. É possível prever que novas liminares serão concedidas.
A seguir você encontra o link para acessar os processos que estão agrupados de acordo com a citação anterior, em arquivos únicos, colocados em sequência. São documentos públicos e, por isso, são colocados aqui também para consulta dos interessados:





Do conjunto de liminares, a maioria tem ocasionado a suspensão do concurso em algumas áreas de conhecimento e tudo isso causa insegurança jurídica para todos os envolvidos.
A empresa contratada pelo IFPR, a FAU é velha conhecida do judiciário e de problemas em concursos. A seguir dois exemplos de concursos problemáticos feito pela empresa:






Mesmo assim o IFPR preferiu contratar essa empresa, prevendo em contrato um pagamento de R$ 680.000,00 (seiscentos e oitenta mil reais). Lembrando que o concurso tem inscrição de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Veja o contrato no link a seguir:


 O que se espera agora é que seja feita justiça e que os candidatos tenham efetivamente sua oportunidade de integrar listas de aprovados de forma correta.



FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO CANAL SERVIDOR DIREITO:

Siga-nos no Facebook: @canalservidordireito 

Siga-nos no Instagram: @servidordireito 

Participe do nosso Google Grupo:

servidordireito@googlegroups.com








Professor Célio, Idealizador do Canal e mini-currículo: 

Prof. Celio Tibes é Servidor Federal, professor EBTT - (IFPR, Campus Curitiba). Criado em Curitiba e tendo vivido em 5 Estados e 2 países estrangeiros,  é mestre em administração e faz duplo Doutorando na Universidad Complutense de Madrid - España, onde vive, por concurso de afastamento integral "stricto sensu" no exterior. 
Possui múltiplas graduações (Direito, Letras, Administração, Teologia e Gestão de TI), Especializações (Direito, EAD e Design Instrucional). É professor de disciplinas de Administração, Direito e Economia. Tem longa trajetória na iniciativa privada como gestor, empresário, comunicador, diretor de empresas de comunicação, consultor de tecnologia da informação e comunicação em vários Estados do país. 
Carreira pública: em 2010 foi aprovado em concurso para o IF e uma Universidade Federal e preferiu se dedicar à Rede Federal dos IF, por afinidade com a proposta. Ao longo de quase 10 anos no serviço público ocupou, por mérito técnico várias funções de gestão: no IFRO Diretor de EAD - foi responsável pelo projeto e implantação da EAD com uso de satélite no Estado de Rondônia e foi Pró-reitor de Ensino Substituto.  IFPR teve atuação decisiva na re-estruturação da EAD (2012/2013), também foi Coordenador Geral do E-TEC Brasil e Diretor Geral de Campus. Possui inúmeras produções acadêmicas e escreveu vários livros didáticos em Direito, Linguagem e EAD. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2529270339856454

Se você perdeu os vídeos anteriores, clique no endereço principal do Canal e acesse diretamente:

https://canalservidordireito.blogspot.com/


Se você perdeu o vídeo sobre a CENSURA DE INTERNET no IFPR, veja a seguir:

https://canalservidordireito.blogspot.com/2019/11/censura-de-internet-no-ifpr-reitoria.html



Um comentário:

  1. Caro professor Célio,

    Bom dia! Sou um dos afetados diretamente por tais procedimentos escusos e ignobeis praticados pelas referidas Reitoria e gestão. Não acompanho redes sociais e procuro filtrar ao máximo meus canais de informação, dando privilégio ao desenvolvimento pessoal e moral atraves de literatura selcionada, portanto me faço desinformado de tais atos, a fundo.

    Ocorre que realizei concurso público para a supracitada instituição, após muito me inteirar no cerne das esferas que compoem a máquina publica, dando preferencia para a área da educação, na aspiração romantica de poder ter a possibilidade de fazer alguma diferenca em ambito social e coletivo, por meio de contribuição em esfera de gestão educacional com vistas a seu desenvolvimento.

    Sou administrador formado e pos-graduado pela UFRJ, portanto faço parte e tenho vivencia em instituição federal por longa data, tendo tido experiencias boas e diversas ruins, sendo as ruins principalmente em relação a gestão e atos duvidosos por parte de doscentes pertencentes a uma patota que sempre busca combalir e inviabilizar atos direcionados a eficiencia e ao progresso,no contexto padrão de politicagem carioca. Mas esse contexto do IFPR conseguiu me surpeender ainda mais.

    Fui aprovado em terceiro lugar para o cargo de Administrador, pretendendo busacar formação para que possa lecionar filosofia na instituição, e estou enojado ao me inteirar de tanta sujeira inerente a gestão do IFPR, atraves de seus relatos. Acredito que trata-se de uma quadrilha aos moldes de máfia que se instalou nas entranhas do IFPR e se mostrando segura e certa da impunidade. Tratam de exacerbar vaidades e ganancia, surfando a onda dessa crise moral que assola o Estado brasileiro, e consegue ir além com auto-promoção e vinculação da coisa pública a instituições, ferindo a norma constitucional e qualquer noção de retidão de propósito e caráter.

    Infelizmente o relato ao inicio deste tópico é real, e muitos esforços, dedicação, capital monetário, tempo, são dispendidos nesse processo, na ilusão de se tratar de processo pautado na isonomia, e a frustração acaba sendo irreparável.

    Enfim. Passo a seguir sua empreitada, admirando a partir de então sua pessoa e sua formação, notáveis. Me coloco a disposição para imprimir esforços nessa luta incessante contra esse cancer que impreguina em proporções preocuoantes tal instituição, que deveria ser referencia em sua prestação. E sigo na expectativa de poder fazer parte de instituição que se mostre pautada na integridade, verdade e na evolução legitma.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Conselhos Superiores dos Institutos Federais - Democracia (?!) - A composição "Atípica" do CONSUP do IFPR e possível "desvio de finalidade" !

Veja o vídeo 1/2 a seguir:    E veja o vídeo 2/2 a seguir:     Nos vídeos, o professor Célio Tibes faz uma análise ampla e aprofund...