terça-feira, 10 de setembro de 2019

Future-se (MEC): Privatização! "Cama de Gato"! ou "Conversa pra boi dormir"??





O Projeto "Future-se"  do MEC, para Universidades e Institutos Federais pode ser o fim da democratização das universidades. É importantíssimo que estudantes e servidores de todas as Universidades Federais e Institutos Federais tomem conhecimento desse projeto e das "armadilhas" apresentadas nele.

O projeto  prevê a criação de um fundo, inclusive fundo imobilário sob as regras de mercado, de cerca de R$ 102 bilhões para atrair investimentos privados nas instituições de ensino superior do país. O projeto veio na forma de imposição do tipo "sim ou não", sem discussão e sem participação da sociedade acadêmica e científica do país.
Importante destacar que mesmo nos Estados Unidos onde há tradição de participação do "mercado"  e empresas nas universidades, o orçamento das universidades é baseado apenas em 7% advindo dessas parcerias. Diante disso se pode imaginar como será no Brasil - um fracasso e a des-responsabilização por parte do Governo com o repasse e destinação de verbas.

Com a ideia central de diminuir a participação do Estado na manutenção das federais, o plano de financiamento defendido por Abraham Weintraub, ministro da Educação, permitirá que Organizações Sociais (OSs) compartilhem a gestão das universidades, ferindo fortemente a autonomia.  O Future-se também permitirá a contratação de professores sem concurso público, remuneração "por fora", contratos com empresas, dentre outras situações.

Neste vídeo o professor Célio Tibes explica os conceitos jurídicos relacionados a OS e outras implicações para contribuir para o entendimento desse projeto e os riscos envolvidos.

Indicamos algumas leituras adicionais:
https://www.brasildefato.com.br/2019/08/05/projeto-future-se-e-o-fim-da-democratizacao-das-universidades-avalia-reitor-da-ufc/

https://www.cartacapital.com.br/educacao/future-se-entenda-os-principais-pontos-do-programa-do-mec/

https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/08/14/mais-de-40-federais-criticam-future-se-duas-rejeitam-adesao-ao-projeto.htm

https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2019/08/programa-future-se-para-as-universidades-deveria-se-chamar-vire-se/

Saiba a formação e experiência no mercado financeiro do ministro da educação:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Weintraub

No Instituto Federal do Paraná não há transparência e clareza sobre a posição do Reitor eleito sobre o Projeto. A discussão não é incentivada e suspeita-se da risco de aprovação por parte da Reitoria e CONSUP.

Assista ao vídeo, estude, compartilhe e se informe sobre esse projeto que pode mudar fortemente a realidade histórica dos Institutos Federais e Universidades Federais.

 No Facebook: @canalservidordireito

Instagram: @servidordireito

Informações sobre o professor Célio e mini-currículo:

Prof. Celio Tibes é Servidor Federal - Siape 1306718 (IFPR, Curitiba - PR). É mestre em administração e faz duplo Doutorando na Universidad Complutense de Madrid, onde vive, por concurso de afastamento integral "stricto sensu" no exterior. Possui múltiplas graduações (Direito, Letras, Administração, Teologia e Gestão de TI), Especializações (Direito, EAD e Design Instrucional). É professor de disciplinas de Administração, Direito e Economia, foi Diretor Geral de Campus, Pró-reitor de Ensino Substituto, Diretor de Ensino e Pesquisa e Diretor de EAD. Escreveu vários livros didáticos. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2529270339856454

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conselhos Superiores dos Institutos Federais - Democracia (?!) - A composição "Atípica" do CONSUP do IFPR e possível "desvio de finalidade" !

Veja o vídeo 1/2 a seguir:    E veja o vídeo 2/2 a seguir:     Nos vídeos, o professor Célio Tibes faz uma análise ampla e aprofund...